domingo, 22 de outubro de 2017

Anvisa aprova novos tratamentos para esquizofrenia, depressão e doença rara

Medicamentos foram aprovados pela Anvisa e devem melhorar tratamento dos pacientes

Imagem ilustrativa
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nessa quarta-feira (18), novos tratamento para pessoas que sofrem com esquizofrenia, depressão bipolar e deficiência de lipase ácida lisossômica (LAL), doença rara que leva à cirrose.

O novo medicamento que trata esquizofrenia e depressão associadas ao transtorno bipolar é o Latuda (cloridrato de lurasidona), um antipsicótico que deve ser comercializado em comprimidos de 20mg, 40mg e 80mg, em embalagens de 7, 14, 30 ou 60 comprimidos.

Segundo a Anvisa, o novo produto traz algumas melhorias para o paciente como a baixa alteração do perfil metabólico, o que significa menor ganho de peso e alterações limitadas no perfil de gorduras e glicose do organismo.

Como o novo medicamento é um antipsicótico, ele foi enquadrada na categoria de medicamentos controlados e sua venda será feita somente com receita especial em duas vias.

Deficiência de lipase

Já para tratar a LAL, a Anvisa aprovou o uso do medicamento Kanuma com a indicação de tratamento de longo prazo desta deficiência que pode levar à fibrose hepática, cirrose, insuficiência hepática e morte prematura.

A deficiência é hereditária e muito rara. O problema é provocado por uma produção ineficiente de LAL que leva ao acúmulo de gordura em órgãos importantes do organismo.

Da Redação com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário