segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Segue vacinação antirrábica em Patos

Segue vacinação antirrábica em Patos

  Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica continua até esta quarta-feira, (18), na zona rural de Patos, concluindo no Distrito de Santa Gertrudes, na sexta-feira, (20/10). O Dia D da campanha, na zona urbana, será na cidade de Patos, no sábado (21).

O objetivo da Campanha é buscar imunizar o máximo de animais possível, de acordo com a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% de cobertura vacinal no município, tendo em vista que se trata de uma doença viral que pode chegar a ser transmitida para humanos.

De acordo com o gerente de Vigilância e Saúde, Larrimer Moraes, Patos nunca chegou a atingir a meta e, este ano, o resultado parcial já está positivo.

 “Infelizmente, o município de Patos nunca atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, porém acreditamos que este ano conseguiremos atingi-la. Já são mais de 1.000 (um mil) animais vacinados no nosso resultado parcial. O que é muito positivo”, comentou.

No Dia D da zona urbana, serão mais de 50 pontos de vacinação espalhados por toda a cidade de Patos. Para saber quais são os pontos, os interessados devem procurar o Agente Comunitário de Saúde da sua localidade e saber mais detalhes.

Devem ser vacinados animais a partir de 2 meses de idade, inclusive fêmeas prenhes ou em período de amamentação. A vacina não é indicada para animais doentes ou que estejam sendo medicados por antibióticos ou antinflamatórios.

Os pontos de vacinação serão disponibilizados pelas equipes dos Agentes Comunitários de Endemias da Secretaria de Saúde que estarão percorrendo as principais comunidades da zona rural e urbana.

A raiva é uma zoonose viral, se caracteriza como uma encefalite progressiva e letal. Todos o mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la.

Da Redação com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário