quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Estudantes protestam contra mudança na administração de escolas públicas da PB

Estudantes fecharam ruas do Centro de João Pessoa em protesto contra o que chama de terceirização da educação por parte do Governo do Estado

Protesto seguiu por ruas do Centro
Protesto seguiu por ruas do Centro
Estudantes secundaristas se reuniram na manhã desta quinta-feira (17), em frente à escola Liceu Paraibano, em João Pessoa, para protestar contra o que eles chamam de 'terceirização da educação' por parte do governo do Estado. O ato, que fechou ruas do Centro de João Pessoa, também questionou o sucateamento nas escolas públicas, criticou a falta de assistência estudantil e pediu a saída de Michel Temer da Presidência da República.

A mobilização foi organizada pela Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Apes) juntamente com grêmios estudantis de escolas públicas e com apoio da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes). O ato se concentrou no Liceu, foi até o Palácio da Redenção e ocupou, por fim, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)

Segundo os organizadores, cerca de 400 estudantes participaram da manifestação.
A principal pauta do protesto foi em relação decisão do Governo do Estado de modificar a administração das escolas estaduais. A intenção é transferir a administração e gestão da Educação a uma Organização Social selecionada através de edital.

De acordo com a presidente da Apes, Maria Denise, o entendimento dos estudantes é de que essa mudança tem a ver com terceirizar a educação. “Vivemos em uma realidade em que há um sucateamento na educação. E somos contra essas Organizações Sociais porque entendemos que nesse tipo de estrutura há muitas brechas para que o apoio pedagógico nas escolas passe a ter como responsáveis pessoas que não são professores, que não são da educação”, explicou.

Da Redação com Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário