sábado, 25 de novembro de 2017

254ª Romaria da Penha: confira esquema montado para garantir infraestrutura e segurança para os fiéis

254ª Romaria da Penha: confira esquema montado para garantir infraestrutura e segurança para os fiéis

Mais uma edição da Romaria da Penha acontece neste sábado (25), em João Pessoa. A celebração religiosa que atrai cerca de 500 mil romeiros está na sua 254ª edição e conta este ano com um esforço concentrado para garantir infraestrutura e segurança aos fiéis.

Confira todos os detalhes preparados para a procissão deste sábado:

Comércio

A Sedurb realizou com antecedência o cadastro de 56 ambulantes que serão ordenados no entorno do santuário de Nossa Senhora da Penha. A Secretaria também executou podas preventivas em todo o percurso da procissão, totalizando mais de 300 intervenções entre podas de levantamentos, rebaixamentos e limpeza de palmeiras, desde a Avenida João Machado até o bairro da Penha. A venda de bebida alcoólica não será permitida e 60 agentes da Sedurb estarão fazendo a fiscalização para coibir possíveis infrações.

Limpeza

A Seinfra executou serviços de limpeza e manutenção de galerias pluviais, tapa-buraco e revisão na iluminação de todo o percurso da procissão. Refletores foram instalados na concentração e na chegada, no Santuário da Penha. A Seinfra também concluiu todo o recapeamento asfáltico da Avenida Nossa Senhora da Penha e da Rua Comendador José Gomes dos Santos. Neste sábado foram finalizados o recapeamento da Rua do Maceió, da Rua dos Pescadores e da Avenida da Falésia.

A Emlur também tem trabalhado com antecedência para a Romaria. Os bairros Centro (Avenidas João Machado, Maximiniano de Figueiredo, Dom Pedro II), Castelo Branco (trecho que compreende o entorno da UFPB), Bancários (Avenida Bancário Sérgio Guerra),Mangabeira (Avenida Hilton Souto Maior) e Penha já estão recebendo ações de manutenção. As ações da Emlur acontecem antes, durante e depois do evento e incluem varrição, roço, capinação, catação, coleta, pintura de meio fio e recolhimento de entulhos. Apesar do esforço concentrado, a Autarquia reforça o apelo aos fiéis para evitar o descarte de lixo durante o evento religioso.

Segurança

A Guarda Municipal também preparou um esquema especial para a Romaria e vai disponibilizar 140 agentes para o patrulhamento intensivo do evento religioso. A partir das 18hs o efetivo será distribuído em pontos estratégicos do percurso: na Pedro II (na imagem da Santa e na passarela), na Avenida Padre Zé (entorno da UFPB), Praça da Paz, Avenida Hilton Souto Maior (próximo ao shopping), Avenida Panorâmica (entrada para a Penha, no Posto de Gasolina) e na missa campal (Posto de Observação Policial). Além dos pontos fixos, a Guarda também estará com viaturas móveis, contando com o auxílio de caminhonetes e motocicletas. Parte do efetivo acompanhará o percurso a pé, entre os fiéis, garantindo a segurança dos romeiros.

Saúde

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência também estará presente na procissão. Duas ambulâncias e quatro “motolâncias” vão dar suporte aos 15 profissionais que serão destinados para atender aos fiéis durante a romaria. As unidades móveis também serão distribuídas em pontos estratégicos, no decorrer do percurso.

Ônibus

Serão colocados 100 ônibus extras, que circularão por toda a região de Mangabeira, Beira Rio e pela Avenida Epitácio Pessoa, até o Terminal de Integração do Varadouro, partindo da Penha. Os ônibus ficarão estacionados na PB-008, próximos do posto de combustíveis ‘Federal’. As linhas do ‘Tetéu’ estarão operando normalmente durante toda a madrugada do domingo.

Da Redação com PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário