terça-feira, 31 de outubro de 2017

MTST segue em marcha até o Palácio do Governo de São Paulo


Integrantes reivindicam a posse de um terreno ocupado em São Bernardo 


Grupo do MTST em marcha até o Palácio do Governo

  Grupo do MTST em marcha até o Palácio do Governo Felipe Rau/Agência Estado
Os integrantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto)  começaram uma caminhada partindo da ocupação Povo Sem Medo, em São Bernardo do Campo, em direção ao Palácio do Bandeirantes, sede do Governo do Estado, no Morumbi, na zona sul de São Paulo, na manhã desta terça-feira (31).

De acordo com a Polícia Militar, o ato segue pacífico e não há interdição de vias. O MTST convocou para a marcha via redes sociais, intitulada "Grande Marcha do MTST", a caminhada tem cerca de 20 quilômetros. Os ativistas vão fazer uma parada às 13hs, na estação Morumbi da CPTM, para encontrar integrantes de outros movimentos sociais.

O MTST reivindica a posse de um terreno com aproximadamente 70 mil metros quadrados, localizado na Rua João Augusto de Souza, no bairro Planalto, em São Bernardo do Campo. A área foi ocupada no início de setembro e conta com aproximadamente 10 mil pessoas acampadas no terreno que é de propriedade da empresa MZM Incorporação.

O Tribunal de Justiça concedeu a reintegração de posse do terreno, mas determinou que a desocupação terá de ser negociada com a participação membros do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública do Estado e por representantes convidados das esferas Federal, Estadual e Municipal. As negociações entre o MTST e as entidades governamentais prosseguem e não há data fixada para os sem-teto deixarem a ocupação.

O Tribunal de Justiça cancelou o show do cantor Caetano Veloso marcado para a noite da última segunda-feira (30) que seria realizado na ocupação em São Bernardo do Campo. O TJ acolheu o pedido do Ministério Público do Estado de São Paulo que alegou falta de segurança e de estrutura para a realização de um show com artistas expressivos como Caetano, Marisa Monte, Emicida e entre outros.

Segundo a decisão da Juíza Ida Inês Del Cid o show seria realizado em uma local que não suporta o porte da atração e não atende aos requisitos do Ministério Público.Também foi imposta uma multa de R$ 500 mil caso houvesse o descumprimento da ordem judicial.

Mesmo sem o show, houve um ato político na segunda-feira à noite com a participação dos artistas Caetano Veloso, Criolo, Emicida, Sônia Braga, Aline Moraes, Letícia Sabatela e Marina Person.
A empresária de Caetano Veloso, Paula Lavigne, afirmou que marcaria um novo show em um local que atenda as recomendação do Ministério Público.

 Da Redação com R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário